O potencial dos lasers no rejuvenescimento facial e na medicina estética

18/06/2024Estética

“Os lasers são famosos pela sua eficácia no tratamento de várias condições médicas, como remoção de sinais, tratamento de rosácea, melasma/manchas, aranhas vasculares, entre outras, mas sabia que têm resultados espetaculares no rejuvenescimento facial, reposição de tecidos da face, e lifting não cirúrgico?”

MEDICINA ESTÉTICA: AS POTENCIALIDADES DOS LASERS

A procura e demanda para a realização de procedimentos de medicina estética tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos. A busca por um bem-estar completo, com as diferentes fases da vida, e com a integração social e ambiental, são algumas das razões que levam o paciente à consulta. Contudo, muitos se afastam por receio de resultados artificiais e exagerados, pela ideia dos "injetáveis" e pelos possíveis efeitos adversos a curto e longo prazo. Mas será que na medicina estética só se realizam procedimentos injetáveis?

A área da medicina estética tem evoluído a uma velocidade exponencial também, e a cada dia nos encontramos com novas tecnologias e inovações.

Hoje dou-lhe a conhecer as várias potencialidades dos lasers no que diz respeito ao rejuvenescimento facial. Os lasers são famosos pela sua eficácia no tratamento de várias condições médicas, como remoção de sinais, tratamento de rosácea, melasma/manchas, aranhas vasculares, entre outras, mas sabia que tem resultados espetaculares no rejuvenescimento facial, reposição de tecidos da face, e lifting não cirúrgico? Existem vários protocolos interessantes, específicos do láser existente na Ousia Clinic, sendo que o mais utilizado é o que consiste na combinação de 2 comprimentos de onda (Er:Yag e Nd:Yag) para tratar as 4 dimensões da pele e permitir um rejuvenescimento de dentro para fora. O calor é emitido pelo laser nas várias camadas da pele, por forma a estimular o colagénio das mesmas, e produzir um efeito de lifting não cirúrgico quase imediato Com este tipo de tratamento conseguimos aumentar os níveis de colagénio da pele, melhorar a textura, as rugas e rídulas finas, uniformizar o tom de pele, e melhorar a aparência de sulcos e sombras que vão surgindo no rosto com o passar da idade.

Quando as preocupações dos pacientes são mais concretas, como o desejo de aumento labial, existem outros protocolos específicos deste mesmo laser que consegue resultados incríveis sem recurso aos "injetáveis" e materiais de preenchimento. Ao estimular a mucosa seca e húmida dos lábios com o recurso à entrega de calor de várias formas e em camadas diferentes, permite um efeito visível de volumização labial, com melhoria do contorno do lábio, correção de pequenas assimetrias, e hidratação, de forma natural.

Várias são as possibilidades de tratamentos de medicina estética com recurso apenas às tecnologias não invasivas. Contudo, gosto de explicar aos pacientes que os tratamentos muitas vezes se complementam, e o uso racional de ambos, permite-nos tratar de forma global e harmoniosa as suas preocupações. Nenhuma tecnologia até agora conseguiu replicar o efeito da toxina botulínica, que ao relaxar os músculos reduz as rugas de expressão e torna a mensagem facial mais fresca, nem nenhuma tecnologia não invasiva consegue repor o volume perdido durante o processo de envelhecimento do rosto, que tão bem conseguem os materiais de preenchimento, como o ácido hialurónico.

O truque para a obtenção de resultados naturais e autênticos consiste na realização de planos de tratamento completos, multimodais (em várias camadas da pele), integrativos (com recurso a vários procedimentos diferentes) e holísticos (abordar o paciente como um todo e não só a sua preocupação).