O melasma ou manchas na face e rosto.
08/11/2024EstéticaMelasma é um distúrbio da pigmentação que normalmente se apresenta como mancha hiperpigmentada irregular nas áreas da pele expostas ao sol, especialmente na face e pescoço.
São diversas as suas causas, entre elas, a luz ultravioleta, o stress oxidativo, fatores hormonais, predisposição genética e uso de algumas medicações como anticoncepcionais, etc. A prevenção da luz solar e da hiperpigmentação são os grandes objetivos no tratamento do melasma.
Apesar dos vários tratamentos multimodais disponíveis, o melasma é uma entidade de difícil controlo e cura.
Cada vez têm surgido mais estudos a demonstrar um aumento da eficácia, tolerabilidade e da adesão dos doentes quando são realizados tratamentos combinados multimodais.
Uma rotina de SkinCare provou-se fundamental para melhorar as lesões de melasma, reduzir a incidência de reações adversas dos princípios ativos habituais do tratamento, e para a prevenção da recorrência do melasma.
Os principais tratamentos realizados em consultório médico que visam conseguir um nível de despigmentação e uniformização do rosto são a terapia fotobiodinâmica, a mesoterapia e os LASER. A estimulação do fibroblasto e hidratação do rosto, mediante os bioestimuladores de colagénio injetáveis ou hidratações profundas da pele, também irão permitir indiretamente uma melhoria do melasma.
A terapia fotodinâmica consiste na realização de um peeling superficial com ativos fotossensibilizantes na composição, seguido da exposição a uma luz LED de cor verde para inibir a melanogênese. Esta combinação de tratamentos permite uniformizar o tom de pele e melhorar o pigmento localizado nas camadas superficiais da pele. É um tratamento bastante seguro, com um nível mínimo de irritação e descamação, sendo realizado em 4 sessões semanais.
A mesoterapia consiste na introdução de ativos despigmentantes, utilizados na skincare e nos peelings, diretamente na pele manchada, através de uma agulhafininha. A introdução destes ativos localmente permite trabalhar a zona hiperpigmentada sem atingir as zonas do rosto não lesionadas. O LASER, principalmente o LASER de picossegundo, é especialmente relevante no tratamento do melasma, visto permitir quebrar e fracionar o pigmento, sem lesionar a pele, bem como controlar a inflamação associada à mancha em questão. O número de sessões é variável de caso para caso.
Contudo, nesta condição desafiante é importante frisar que os cuidados diários com proteção solar, rotina de skincare ajustada, e minimizar exposição a fatores desencadeantes de melasma, são fundamentais para a manutenção dos resultados dos tratamentos médicos. Nenhum dos tratamentos anteriores mencionados irá conseguir a cura do melasma, mas sim o controlo do mesmo, pelo que as manchas podem recidivar se não tiver os cuidados necessários no domicílio.
Se tem melasma, consulte-nos, por forma a ser realizado um plano de tratamento combinado e individualizado/personalizado para si.